Quando pensamos em tratamento com implantes dentários sempre surge a dúvida: “Será que posso fazer?”

Dúvidas sobre rejeição já esclarecemos no post 5 coisas que você precisa saber sobre implantes dentários, mas ainda ficam as dúvidas sobre doenças e outras condições que inclusive podem ter levado a perda de dentes naturais.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto,  selecionamos 5 condições que podem ter influência no resultado de tratamentos com implantes dentários.

Diabetes descompensada

Ser diabético não impede o tratamento com implantes dentários,  uma diabetes descompensada com índices glicemicos elevados sim.

Nessa condição nós orientamos o paciente a consultar o endocrinologista para que faça o tratamento adequado para reduzir o nível de açúcar no sangue.

Radioterapia em cabeça e pescoço 

Pacientes que receberam tratamento para câncer com radioterapia na região de cabeça não devem se submeter a cirurgias orais, inclusive implantes dentários.

O tecido ósseo quando irradiado como Noé casos de Radioterapia de cabeça pescoço diminuem drasticamente sua vitalidade e a capacidade se cicatrização do osso fica severamente afetada.

Osteoporose

O famoso “osso fraco” que ocorre em mulheres pós menopausa não impede o tratamento com implantes dentários, porém pode dificultam pela baixa densidade do osso.

Nessa situação o profissional irá avaliar individualmente inclusive as medicações utilizadas para essa condição,  algumas delas necessitam atenção especial.

Medicamentos que interferem no comportamento do tecido ósseo precisam ser minuciosamente avaliados.

Histórico de doenças da gengiva

Inúmeras pesquisas mostram que pacientes que têm doença da gengiva, denominado periodontite, ou perderam dentes por causa desta doença tem maior risco de perda de implantes.

Tratamento para a gengiva é primordial para realizar tratamento com implantes dentários assim como consultas de revisão mais frequentes a fim de garantir a longevidade dos implantes. 

Fumantes 

O cigarro é fator de risco para a doença da gengiva além de diminuir a capacidade de cicatrização da gengiva.

Como vimos a anteriormente,  a doença de da gengiva é um fator complicador, por consequência o cigarro também é.

Ressalto que ele não impede o tratamento com implantes,  porém ele aumenta o risco de não ter sucesso com modo dr tratamento.

Bruxismo

Por fim, o bruxismo, aquelas pessoas que ranger ou apertam os dentes durante o sono podem induzir forças extremas sobre os implantes dentários. 

Isso aumenta o risco de fraturas, lançamentos e solturas das próteses fixadas sobre implantes dentários.