Inúmeras vezes recebo pacientes que me dizem: “Conversei com o seu colega ele me indicou para vir colocar um implante dentário, isso já pode ser feito?”

Então, eu começo explicando que o implante dentário depende de 3 etapas

Planejamento

Procedimento cirúrgico

Confecção do dente

 

Se você quer saber mais sobre implantes dentários sugiro que leia nosso post 5 coisas que você precisa saber sobre implantes dentários.

 

1ª Etapa – Planejamento

Antes de mais nada é necessário entender as expectativas do paciente, qual a sua necessidade. Entendido os anseios do paciente e concluindo que o implante dentário é capaz de suprir partimos para a coleta de informações clínicas e radiográficas.

Em geral, isso pode variar entre profissionais, entrevistamos o paciente a respeito dos seus hábitos e condições de saúde para descartar situações que possam impedir o tratamento.

Analisamos exames radiográficos para avaliar a situação da região da boca que irá receber o implante dentário.

Juntamente a isso, fazemos modelos de gesso ou digitais e fotografias para auxiliar o planejamento do tratamento.

Após reunirmos essas informações o procedimento da instalação do implante pode ser executado.

 

2ª Etapa – Procedimento cirúrgico

Nesse momento é feita a colocação do implante dentário que pode ser feita no mesmo momento da remoção do dente que será substituído ou semanas após a perda do referido dente.

Cirurgias de um ou poucos implantes costumam levar menos que 50 minutos, porém o tempo varia conforme a complexidade de cada situação.

Durante o procedimento de colocação do implante a critério do profissional em concordância com o paciente pode ser instalado o dente definitivo ou um dente provisório.

O tempo de cicatrização pode ser visto de duas formas, o aspecto visual da gengiva, “a cicatrização externa”, do local que foi tratado pode terminar o procedimento sem parecer que foi feito nenhuma intervenção ou pode levar até dez dias para voltar ao aspecto normal. 

A “cicatrização interna”, aquela que ocorre no interior do osso, esta leva de dois a quatro meses em geral, evidentemente que pode variar conforme o procedimento e a condição de saúde do paciente.

 

3ª Etapa – Confecção do dente 

Após o período de “cicatrização interna”  ou o período que leva para o osso cicatrizar ao redor do implante dentário, conhecido por osseointegração inicia-se a confecção do dente.

Algumas vezes será necessário uma pequena cirurgia para expor o implante dentário que está debaixo da gengiva.

Após esse momento, será feito o molde para enviar para o laboratório produzir o dente.

Antes de entregar o dente, pode ser necessário fazer uma prova para ver se altura, volume e cor estão adequados.

Essa terceira etapa leva entre 15 e 30 dias podendo ser mais rápida ou devagar conforme a complexidade do caso.

Depois de recebido o dente o paciente deve manter-se atento aos cuidados de higiene e consultas de revisão para obter o melhor resultado desse tratamento.