O problema

A perda dos dentes cria um problema que vai além do aspecto estético, pode gerar problemas de saúde.

Mesmo quando os dentes perdidos são substituídos por próteses móveis, principalmente a prótese total, conhecida popularmente por dentadura ou chapa.

Nessas situações a perda de capacidade de mastigar é bastante significativa, em virtude disso a pessoa nessa condição é obrigada a eliminar vários alimentos ricos em nutrientes da sua dieta.

A longevidade está relacionada à sua ingestão nutricional

Frutas e vegetais crus consistentes como maçãs , mangas, cenouras, brócolis e beterraba tem alto valor nutricional. 

Sua abundância de vitaminas, minerais, propriedades anti-inflamatórias, fibras alimentares e carboidratos complexos provaram ser benéficas para o manejo de várias condições de saúde como Diabetes, pressão alta, alguns tipos de câncer e níveis elevados de colesterol podem ser mitigados ou aliviados com o auxílio da nutrição.

A alta a densidade e consistência desses alimentos exige dentes com boa capacidade de corte e trituração, nesses casos próteses removíveis como as já mencionadas pode ser insuficiente para essa tarefa.

Evidências

Inclusive, já existem estudos indicando que usuários de próteses dentárias tem 30% mais probabilidade de desenvolver doenças associadas a alimentação pobre em nutrientes.

A solução

Se você se identifica com a situação descrita acima, você pode  adotar uma das duas soluções.

1º Você pode solucionar a sua incapacidade de mastigar procurando tratamentos com implantes dentários para recuperar a sua capacidade de mastigar alimentos co

m essas características.

2º Você pode procurar um nutricionista, expor sua limitação em relação a ingestão desses alimentos e pedir para o que o profissional lhe auxilie com alternativas

 que contornem esse problema.

Mensagem final

De uma forma ou de outra, para garantir uma boa qualidade de vida livre de problemas de saúde dê atenção a qualidade da sua alimentação.